CAMINHO DAS ÍNDIAS

O LAR DAS GRANDES DESCOBERTAS !

sábado, junho 07, 2008

OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA - Cuiabá/MT


Como já é de conhecimento público, normalmente eu publico por aqui algum cd ou resenha sobre algum artista. Entretanto, hoje eu resolvi abrir uma exceção por um motivo muito especial: escrever sobre a OCT, uma iniciativa que tem gerado ótimos frutos, não apenas no contexto local, mas também servido de exemplo para muita gente no Brasil.

A Operação Cavalo de Tróia, ou simplesmente OCT, é um coletivo cultural nascido da junção de vários artistas da cena Cuiabana, advindos de experiências não muito felizes com outros coletivos da cidade.

Começou de maneira discreta, com reuniões periódicas de estudantes da UFMT e membros de algumas boas bandas que viviam à margem do stablishment local. Não demorou muito e a causa acabou por angariar um número mais expressivo de adeptos.

Hoje, com menos de um ano de existência, a OCT já conta com um cast de aproximadamente 15 bandas. Digo "aproximadamente" porque muitas dessas bandas, apesar de não serem formalmente filiadas, são grandes parceiros que têm sempre dado o sangue para fazer dos eventos os melhores de toda a baixada Cuiabana.

Bem, não vou me demorar tentando explicar os estilos de cada uma das bandas, até porque tem gente de todo o tipo. A real é que apesar de tocarem e de curtirem coisas tão diferentes, esse povo tem em comum a gana para transformar essa estrutura viciada - em que se tornou a cena cuiabana - em algo realmente "cool"!

Para entender melhor a proposta do pessoal, conheça o blog da OCT
:
http://operacaocavalodetroia.blogspot.com/