CAMINHO DAS ÍNDIAS

O LAR DAS GRANDES DESCOBERTAS !

sábado, fevereiro 16, 2008

KID VINIL & OS HERÓIS DO BRASIL (1986)


Não é nenhum exagero afirmar que o próprio Kid Vinil é o Herói do Brasil, conforme preconizava a composição de Zé Rodrix. Afinal, já têm umas três décadas que o cara constantemente injeta sangue novo no rock brasileiro. Sim! O rock brasileiro é um cinqüentão respeitável, mas que pode ser dividido entre "antes de Kid Vinil" e "depois de Kid Vinil", afinal, se não fosse por ele, nosso rock tupiniquim continuaria andando em círculos feito um hippie velho com o cérebro corroído pelo ácido, escorado até hoje na bichogrilisse dos tempos da ditadura.

Em seu programa de rádio, Kid Vinil lançou sons que influenciaram (e que até agora influenciam!) toda uma geração que fez com que a cultura roqueira se consolidasse de fato a partir dos anos 80 (parece que até o próprio João Gordo decidiu virar punk depois de ouvir seu programa nos idos de '79/'80!). Gravou clássicos à frente do Magazine, no final dos anos 80 apresentou um antológico programa na TV Cultura de São Paulo (o Boca Livre), muito tempo antes da MTV, e pegou pesado ao lançar novas tendências em seu programa radiofônico, muito tempo antes da internet... Em tempo, recomendo a todos que visitem o site do cara: http://kidvinil.com/ e acessem todos os linques possíveis!

Se bem me lembro, esse disco eu ganhei do meu pai quando eu tinha uns 10 anos, no Natal de 1986. Não era segredo pra ninguém que enquanto o resto da criançada curtia Xuxas e afins, eu era fã mesmo daquele sujeito que parecia sempre usar "kit chicharrão" (aquele disfarce com óculos, nariz e bigode que a gente comprava na loja de mágicas da rodoviária) e que cantava "Tic-Tic Nervoso", "Eu Sou Boy" e que não tinha a menor frescura de cantar no Chacrinha ao sábado, e no domingo aparecer no programa do Rolando Boldrin.

Kid Vinil & Os Heróis do Brasil é um disco histórico que marca a forte parceria entre Kid Vinil & André Cristovam. Contou com participações de peso, como a do lendário Ed Teddy, de Roberto de Carvalho (que também assinou a produção) e da Rita Lee (que felizmente, ficou imperceptível!). Das composições, a maior parte é assinada por André Cristovam, duas são regravações de clássicos de Ed Teddy ("Conta da Light" e "INP Blues"). André Cristovam também fez de "Trilha da Perdição" uma ótima versão para o clássico "Lost Highway", de Leon Payne consagrado por Hank Williams. Aliás,Kid Vinil inclusive fez uma aparição no seriado global "Armação Ilimitada" cantando essa música numa festa de góticos (!!!) e morre esfaqueado pelas costas!

Kid Vinil e os Heróis do Brasil
(3M - LP e K7, 1986)

01. Sem Whiskey e Sem My Baby (André Christovam)
02. Roque, o Azarado (Conta da Light - Everybody's Moving - Vrs Jipp Willis)
03. Trilha da Perdição (Lost Highway - L. Payne/Vrs A. Christovam)
04. Se Liga, Meu Chapa (André Christovam)
05. Independência Ou Morte (André Christovam)
06. Fútil Rock 'n' Roll (André Christovam)
07. Assassinato Anônimo (André Christovam)
08. Carne de Pescoço (André Christovam)
09. I.N.P. Rock (I.N.P.Blues) (Jipp Willis)

Baixe aqui!!!